sexta-feira, 5 de julho de 2013

=> Entrevista com Gaiamálgama sobre troféu recebido e sobre o FIG 2013


Diorges Albuquerque (integrante do Gaiamálgama) em conversa informal disse que o nome Gaiamálgama vem da junção de dois elementos: o mitológico "Gaia" que significa Mãe Terra, a deusa da Terra... Amálgama significa no sentido figurado mistura de vários elementos que se forma em um. Logo trabalhamos a fusão cultural e étnica com a espiritualidade de Gaia. ... Sobre o surgimento,  se deu em 1996 quando eu (Diorges)  e Elnatã começamos a pesquisar de modo profundo as culturas e suas crenças, as canções e seus ritos e folclores. Daí a Paixão pela música fortificou tudo isso. ao longo dos anos formos agregando pessoas com o mesmo interesse e em 2006 fizemos apresentações que exigiu um nome do Grupo, que fez "desvendarmos" um nome que identificaria o "estilo" que trabalhávamos. 

Os integrantes do grupo atualmente são: 
-> No vocal: Diorges de Albuquerque, Elnatã Souto, Michelle Noronha, João Paulo Ferreira e Zhara Lins; 

-> Nos instrumentos: maestro Roberto Ribamar (violão); Thuara Monteiro (violoncelo); Erik Henrique e o convidado Dinho de Recife (percussão);  Douglas Calado no clarinete (já foi músico nosso em Ambruscamara); Dorgival Souza (contrabaixo); Erlan Souza (Piano).


Na noite de ontem (4 de julho) o grupo Gaiamálgama recebeu o 1° Toféu Mauro S. Lima criado para prestigiar pessoas, grupos ou entidades que que promovem a cultura, a educação a saúde e que trazem um cunho social extremamente marcante para a nossa sociedade e região. E o BLOGATIVO se encontrou com os vocalistas para fotografar ao lado do troféu (foto acima) e perguntar receberam a notícia e a premiação?

DIORGES: Há quinze dias saiu uma reportagem com uma foto nossa e a primeiro momento não entendi pela surpresa mas após um telefonema com as calorosas palavras da Jornalista e Colunista Selma Mello, parabenizando e convidando para premiação na Plenária da Câmera Municipal de Garanhuns realizada pelo Blog e Jornal Sináculo, ficamos muito felizes. Além do nosso grupo, também foram homenageados: Gerlane Lira, Cel. Wilson, Caminhantes do Parque, Lions Clube, Dona vera Ramos, Ronaldo César... ou seja, pessoas muito boas na áreas que atuam. E na hora da premiação a atenção dispensada personalizada, singela e delicada de Selma nos emocionou, pois se referiu da seguinte forma: "Enquanto inúmeros jovens se desviam para músicas que retrocedem a cultura, dedicamos essa comenda a um grupo excepcional. Quero convidar um Grupo que faz a diferença e leva a cultura do mundo para a sociedade de modo fundido e lúdico. Hoje eles não cantarão, mas estarão recebendo das mãos do Doutor Mauro Lima essa homenagem justa e significativa pelo encanto e beleza."

BLOGATIVO: Essa semana tem sido muito gratificante para vocês, pois além do troféu recebido, vocês estarão se apresentando pela primeira vez no palco principal (Guadajara) no dia de abertura do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) deste ano. Quantas vezes vocês já se apresentaram no FIG? E qual a sensação de saber que vocês pisarão no mesmo palco e mesmo dia que Ney Matogrosso?

DIORGES: No Casarão (em 2005); SESC (em 2006); Palco Pop e SESC (em 2007 e 2008); Palco Pop (em 2009); Palco Instrumental e SESC (em 2012); e este ano 2013 estaremos na abertura oficial do Palco Guadalajara dentre as atrações principais é muito empolgante, por ser um palco maior, mais difundido e multi-artístico. A maior das surpresas foi está na Abertura Oficial do evento levando a responsabilidade e os olhares se direcionam com mais presteza e responsabilidade. Representar Garanhuns e a classe artística nesse dia de tamanha beleza, ao lado de Naná Vasconcelos e do grandioso Ney Matogrosso é algo estupendo e que enaltece e deslumbram-nos com muita felicidade.

BLOGATIVO: Além do palco (é claro), quais as novidades para esse ano de 2013 no FIG?

DIORGES: Influencias do Mar Mediterrâneo privilegiada de contatos culturais, intensas relações comerciais e de constantes enfrentamentos políticos. Às suas margens floresceram, desenvolveram-se e desapareceram importantes civilizações, alguns dos povos que habitaram as costas dele. Essa viagem musical trata das canções que povoam o mundo e representam as culturas diversas de cada povo e suas peregrinações...As canções que serão apresentadas se guiam na linda à evocação ao mar, suas mitologias, rotas comerciais e suas especiarias, mitos, lendas e magia: uma saudação ao Rio Nilo, ao símbolo da Fênix, o cancioneiro ladino em canções judaicas, uma prece à deusa da Beleza nas águas claras e mornas. As diversas línguas e dialetos presentes dos Gregos aos antigos Persas. A influência egípcia e árabe que enredam nos timbres, tons e vocalizações que o Gaiamálgama tece com cuidado e carinho ao difundir e repaginar obras da história clássica e contemporânea em uma miscelânea e ousada apresentação.


Lembrando que toda a programação dos palcos musicais que será apresentada no FIG deste ano foi publicada no BLOGATIVO nos seguintes link: Guadalajara ; Cultura Popular ; Instrumental ; Forró .

3 comentários:

  1. Esse grupo é a expressão máxima da junção de elementos e sons da terra com o canto dos deuses. Fantástico e muito justa a premiação. Para nós, uma honra e prazer em poder celebrar 30 anos de trabalhos voluntários com pessoas desta gama.

    ResponderExcluir
  2. Eles são uns lindos... todos e todas...
    Lílian Ferreira

    ResponderExcluir