sexta-feira, 11 de novembro de 2016

=> Professores brasileiros apresentam trabalho em congresso no Chile

Os doutorandos da Universidade Federal de São Carlos em São Paulo: Luiz Renato Martins da Rocha (Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná e Tradutor/ Intérprete de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio) e Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos (Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns) participaram do IX ENCUENTRO INTERNACIONAL “Diferencia, con-vivir, incluir” em Valparaiso no Chile.

Segundo o professor  paranaense Luiz Renato, o trabalho intitulado “Vídeogravação de Vestibulares em Libras: Ingresso de Estudantes Surdos na Educação Superior” foi resultado de uma pesquisa realizada nas Universidades Federal de Santa Maria e Federal de Santa Catarina, tendo como objetivo principal investigar como os surdos que prestaram os vestibulares vídeogravados em Língua de Sinais Brasileira (Libras) das duas universidades federais públicas, percebendo o atendimento às suas necessidades linguísticas. “Os resultados nos mostraram que os surdos ficaram satisfeitos com a vídeogravação da prova em Libras de ambas às universidades, e apontaram possíveis ajustes a serem feitos no sentido de melhorar ainda mais esse tipo de prova. Porém, o ingresso efetivo de surdos nas universidades brasileiras é baixo, indicando a necessidade de lutar pela melhoria da educação básica para uma preparação mais efetiva desses alunos para atender suas necessidades linguísticas, culturais e pedagógicas” relatou o pesquisador.



E, “para a viagem ficar mais completa, não poderíamos deixar de conhecer um país maravilhoso e histórico como o Chile. O evento foi em Valparaíso, chegamos dois dias antes para conhecer a capital, Santiago é muito bonita! Fomos também ao Cajon del Maipo, um lugar de contraste entre as montanhas e a neve, encantador! Depois do evento não poderíamos deixar de conhecer as águas do pacífico na linda cidade Vina del Mar que tem também, como em Garanhuns, um belíssimo relógio de flores. Por fim, fomos ao Vale Nevado apreciar a neve das Cordilheiras dos Andes, tudo muito lindo!” completou a professora pernambucana Norma Maciel.


Para visualizar o registro fotográfico do acervo pessoal dos professores , basta clicar na imagem abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário