quarta-feira, 5 de julho de 2017

=> Trecho da BR 423 passará a ser Rodovia Mestre Dominguinhos

A partir de agora o trecho da BR-423 entre os municípios de São Caetano e Garanhuns, com cerca de 80 km de extensão, passa a denominar-se Rodovia Mestre Dominguinhos. A decisão foi publicada ontem (03) através da Lei nº 13.461, sancionada pelo presidente da República, Michel Temer. A solicitação da homenagem foi realizada em 2013 pelo Senador Armando Monteiro (PTB-PE) a pedido do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB-PE). José Domingos de Moraes, é garanhuense, nascido em 12 de fevereiro de 1941, e é aclamado como ícone cultural e musical em todo o país. 

Na justificativa, o Senador descreveu no texto toda a carreira de Dominguinhos, exaltando que era “um verdadeiro ícone da música brasileira e da cultura popular nordestina. Trabalhou, lutou, venceu sem jamais ter abandonado aquela simplicidade, aquela simpatia, aquela identificação profunda e sincera com o povo, sobretudo com aqueles sertanejos mais humildes e batalhadores do meio de onde ele veio, sua fonte de inspiração, aos quais se manteve fiel ao longo dos 72 anos de sua vida. Fiel ao seu povo, fiel à sua arte, fiel a si mesmo!”. Armando lembrou ainda no documento que José Domingos de Moraes já transitou inúmeras vezes por esse trecho antes e depois do reconhecimento internacional. 

Outro local também já lembra o legado de Dominguinhos, neste caso em Garanhuns. Desde 2013, ano em que faleceu, o local que era chamado Esplanada Cultural Guadalajara, passou a ser chamado de Praça Cultural Mestre Dominguinhos e ainda recebeu uma estátua do cantor e compositor. A estátua foi produzida pelo mestre artesão José Veríssimo e tem aproximadamente dois metros de altura. 

Texto: EDMÉA UBIRAJARA - Secom Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário