quarta-feira, 2 de agosto de 2017

=> Professores brasileiros apresentam trabalho de inclusão em congresso europeu

Os doutorandos da Universidade Federal de São Carlos em São Paulo: Luiz Renato Martins da Rocha (Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná e Tradutor/ Intérprete de Libras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Cornélio Procópio) e Norma Abreu e Lima Maciel de Lemos Vasconcelos (Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns) que no final do ano passado apresentaram trabalho no IX ENCUENTRO INTERNACIONAL “Diferencia, con-vivir, incluir” no Chile, como foi publicado na época no Blogativo que pode ser revisto neste link; recentemente voltaram a representar o Brasil em outro evento internacional, desta vez no continente europeu, mais precisamente na cidade de Porto (Portugal) no evento denominado: Porto International Conference on Research in Education.


Os professores (doutorandos) apresentaram os trabalhos “As especificidades na inclusão do surdo em uma Universidade pública do Nordeste brasileiro” e “O Conto de Fadas como prática pedagógica de letramento para crianças surdas”, o pôster “A Libras e o ensino de Língua Portuguesa e da Matemática para pessoas surdas” e, ainda, discorreram sobre o livro que são autores: “Surdez, Educação Bilíngue e Libras: perspectivas atuais”, todos elaborados em parceria com outros pesquisadores sobre a temática e fruto de pesquisas realizadas ao longo de anos no grupo de pesquisa a que são vinculados: “Surdez e abordagem bilíngue”.  

Aproveitando a ida à Europa, os professores já mencionados, foram à Barcelona (Espanha) para encontrar com sua orientadora de doutorado, a Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda para receber orientações sobre suas teses de doutorado, o que ocorreu na cafeteria de um museu na cidade.

Além do charme da Espanha e Portugal, ambos puderam desfrutar de saudosas experiências inclusivas do que vem ocorrendo nesses países e assim, contribuir de forma mais efetiva com a inclusão brasileira e em suas universidades de atuação.

Um comentário:

  1. Unir conhecimento a vivencias culturais eh o melhor jeito de aprender sempre mais!!!!!

    ResponderExcluir