terça-feira, 12 de setembro de 2017

=> Ministério do Turismo seleciona 104 alunos para estudar no Reino Unido

Realizar cursos de aperfeiçoamento em renomadas instituições de ensino superior do Reino Unido, sem qualquer despesa de transporte, alimentação, hospedagem ou mensalidade. Esta é a oportunidade que mais de 100 estudantes brasileiros de turismo e hospitalidade terão por meio do Programa de Qualificação Internacional do Ministério do Turismo, cuja seleção teve o resultado preliminar divulgado nesta terça-feira (12).

As vagas foram preenchidas por alunos matriculados em cursos de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo de instituições de ensino superior públicas e privadas. Eles precisaram cumprir exigências como apresentar nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e comprovar proficiência em língua inglesa, além de terem cursado, no mínimo, 20% e, no máximo, 80% da formação superior atual.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, lembra que o PQI é uma das formas de qualificar futuros profissionais do setor e aumentar as chances de inserção no mercado. “O PQI representa uma grande oportunidade de se aprimorar tanto em turismo quanto na língua inglesa. Esses jovens vão trazer a experiência do Reino Unido e aqui dividi-la com colegas, para que a gente tenha uma mão de obra cada vez mais qualificada e em condições de atender turistas no país”, observa.

Os cursos, que serão realizados no próximo ano, terão um formato exclusivo para o PQI, com cerca de 11 semanas de duração e aulas teóricas e práticas. Trata-se de uma parceria junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela implementação das bolsas, e a Association of Colleges (AoC) do Reino Unido, que vai alocar os alunos em universidades.

Candidatos não habilitados no processo têm prazo até 15/09 para a apresentação de recursos, que devem ser remetidos ao e-mail: bolsa@turismo.gov.br.

QUALIFICAÇÃO - O PQI é uma das ações de capacitação profissional previstas no Plano Brasil Mais Turismo, um pacote de ações do governo federal voltado ao desenvolvimento do setor. O MTur também oferece a plataforma tecnológica Brasil Braços Abertos, que permite a realização de cursos de qualificação pela internet.

O treinamento se destina a trabalhadores que fazem o atendimento direto a visitantes, a exemplo de funcionários de hotéis e taxistas. As inscrições seguem até 30 de setembro, pelo endereço eletrônico brasilbracosabertos.turismo.gov.br, e as aulas devem ser concluídas até 30 de dezembro.

Em parceria com o Ministério da Educação, o MTur também proporciona o MedioTec Turismo. O objetivo é promover cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médio, a fim de suprir necessidades do mercado de viagens. As aulas, com 10 mil vagas disponíveis, devem começar ainda neste semestre.


FONTE: ASCOM DO MINISTÉRIO DO TURISMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário