quinta-feira, 7 de setembro de 2017

=> Novas estratégias ampliam cobertura de vacinação antirrábica em Garanhuns

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, desenvolveu uma nova estratégia para execução da campanha de vacinação antirrábica no município. Com a adoção das novas medidas, aproximadamente R$14 mil foram economizados dos cofres públicos da Prefeitura de Garanhuns, que seriam advindos do Fundo Municipal da Secretaria de Saúde. Também foi possível aumentar em 27% a média de cobertura vacinal até o momento, comparado aos anos anteriores da campanha.

Até o ano passado a ação era realizada em um único dia, contando com a participação de 160 voluntários que recebiam refeição e ajuda de custo. Agora o processo está sendo realizado de forma gradativa, distribuída em cada localidade, sempre às terças e quintas-feiras pela manhã. Além da economia financeira e do aumento da cobertura vacinal, também está sendo proporcionada uma melhoria no acompanhamento e supervisão veterinária, com um veterinário para cada dois postos.

A convocação da população acontece através da ampla divulgação e uso de carro de som, com informações sobre zoonoses e posse responsável dos animais. Somado à nova estratégia, os vacinadores compõem o quadro de servidores do Centro de Controle de Zoonoses, todos profissionais com larga experiência na área. Tais fatores ampliaram a técnica na vacinação, diminuindo o desperdício de vacina, seringas e agulhas, e melhorando na manipulação e conservação da vacina, para garantir um  resultado eficiente da resposta imunológica. "São medidas que deram muito certo, e de forma segura e eficaz provocam menor estresse aos animais, como também uma maior satisfação dos proprietários", declarou o veterinário Marcos André Fernandes.

Na próxima terça-feira (12), a campanha será realizada no bairro Aloísio Pinto e na comunidade da Várzea, das 08h às 12h20.


Foto cedida pelo Centro de Controle de Zoonoses
Texto: AQUILLES SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário