quinta-feira, 21 de setembro de 2017

=> O GRUMPAP, intensifica reuniões de planejamento

Os curadores dos museus particulares do Agreste de Pernambucano (GRUMPAP),Alberto Wagnê,(Museu de Arte e Cultura do Agreste Pernambucano - MACAPE), Padre Ediberto (Museu de Arte Sacra) e Tita Caxiado (Museu Caxiado), respectivamente localizados nas cidades de Agrestina, Altinho e São Joaquim do Monte, no agreste central, estiveram reunidos durante o dia de hoje(19), na capital pernambucana, em caráter emergencial com a presidenta da fundação  do patrimônio histórico e artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Sra. Márcia Souto. 

Em conversa com o blog o turismólogo e curador do (MACAPE), Alberto Wagnê, falou da necessidade da reunião que definiu um posicionamento de apoio da fundação aos museus particulares, “Saímos muitos satisfeitos da reunião e com a garantia da presidenta Márcia Souto em montar uma equipe para nos ajudar neste processo de legalização dos museus, um passo importante e fundamental”,disse Wagnê.

 Os museus que fazem parte do GRUMPAP, formam importantes equipamentos culturais e turísticos nos municípios que estão localizados e ainda não detém de investimentos e apoio dos órgãos municipais, a exemplo em Agrestina, cidade central, em que a prefeitura investe em uma “Rota Turística”, mas que não incluiu o (MACAPE), em seu roteiro. 

Padre Ediberto em entrevista ao blog, destacou a importância dos museus para cada cidade,”Cada Museu traz uma particularidade e o nosso papel quanto curadores é ajudar na preservação histórica das famílias do agreste pernambucano”, afirmou Pe. Ediberto. 

O curadores juntamente com o (GRUMPAP), dialogam a criação de uma rota museológica no Agreste. Estiveram reunidos na (FUNDARPE), os curadores Alberto Wagnê, Pe. Ediberto e Caxiado, juntamente com a Dra. Gisisllayne França e o contabilista e bacharel em direito, Dr. Ruy Vanderley.  


TEXTO/ FOTO: Jônata Daniel - Assessor de imprensa GRUMPAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário