sexta-feira, 22 de setembro de 2017

=> Secretarias de Turismo de Pernambuco e Meio Ambiente do Recife e assinam convênio para arborização do Eixo Cicloviário Camilo Simões (Recife)

Projeto prevê o plantio de 200 mudas em 30 dias na primeira ciclovia arborizada do Recife. A próxima fase será a sensibilização da população, em especial dos usuários da ciclovia e moradores do entorno

Em prol do bem estar dos ciclistas e da ampliação do verde na cidade do Recife, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife firmam parceria, nesta quinta-feira (21), para implantação de mais de 200 árvores ao longo dos 5 km de extensão do Eixo Estruturador Cicloviário Camilo Simões, primeira ciclovia totalmente arborizada do Recife. O evento marca também o Dia da Árvore, celebrado neste 21 de setembro.

Durante a celebração do convênio entre a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, serão plantadas duas mudas de espécies nativas, Pau de Jangada e Ipê. Ao todo, o projeto prevê a implantação de mais de 200 árvores ao logo dos 5,1 km de extensão do Eixo Estruturador Cicloviário Camilo Simões. Serão 202 indivíduos arbóreos distribuídos em 140 de Grande Porte, 25 de Médio Porte e 37 de Pequeno Porte.

O plantio de todas as árvores será realizado até novembro. Está prevista a plantação de 18 sibipirunas, 12 jucás, 20 paus-de-jangada, 12 resedás, 11 quinas, dois jasmins-mangas, 21 amesclas-de-cheiro, 20 paus-pombos, nove louros-brancos, duas murtas-vermelhas, seis guamirins, seis urucuns, 49 craibeiras, oito saboneteiras e seis paus-brasis.  

O Eixo Cicloviário Estruturador Camilo Simões liga o Marco Zero, no Bairro do Recife, à Fábrica Tacaruna, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, e foi entregue à população no último mês de abril. Ao todo, o projeto compreende a implantação de 33 km de ciclovia, do Recife até Igarassu. No Recife, o trecho inicial passa pela Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Avenida Dr. Jayme da Fonte e Avenida Governador Agamenon Magalhães.

“O percurso do trecho inicial do Eixo Cicloviário atende uma demanda de 3,5 mil ciclistas que utilizam a ciclovia diariamente para se deslocar, principalmente nas grandes avenidas”, diz o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Em dois anos, com o crescimento das árvores, uma nova paisagem já poderá ser contemplada pela população. “Através dessa parceria firmada com a Secretaria de Meio Ambiente vamos oferecer muito mais conforto aos ciclistas e apresentar uma nova roupagem para as vias com a inserção de mais verde na cidade”, completa Carreras.

Para o secretário Bruno Schwambach, além dos ganhos ambientais, como a amenização climática, a arborização da ciclovia também contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, cujo aumento na atmosfera causa o aquecimento global. “Oferecendo facilidades de uso da bicicleta, como um caminho sombreado, o poder público desestimula o transporte individual motorizado. Dessa forma, consolidamos a nossa política de baixo carbono”, esclarece.

Após o plantio das mudas, será iniciado um processo de sensibilização da população, em especial dos usuários da ciclovia e moradores do entorno, para a apropriação e participação direta no processo de Arborização Urbana da Cidade do Recife. Serão distribuídos panfletos informativos.

EIXO CICLOVIÁRIO - Ao todo, o projeto atingirá os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, totalizando 33 km de extensão. O destaque turístico ficará por conta dos Sítios Históricos do Recife, Olinda e Igarassu.  O projeto beneficiará, aproximadamente, 1,6 milhão de moradores de cinco municípios da Região Metropolitana do Recife. O Eixo Estruturador está previsto no Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife.


CRÉDITO: LUIZ FABIANO / SETUREL-PE
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário