segunda-feira, 23 de outubro de 2017

=> O Halloween se aproxima: Saiba mais sobre história, cultura e dicas para suas crianças


No próximo dia 31 de outubro se comemora o Halloween ( que muitos conhecem como Dia das Bruxas),pois a bruxa é o símbolo principal deste evento, mas o nome Halloween vem da junção dos nomes  “All Hallows’ Even” (Noite de Todos os Santos). Além do principal símbolo já citado que são as bruxas (no inglês Witches), outros símbolos são característicos como: Caveiras (ou em inglês = Skeletons  que simbolizam os mortos); gatos pretos (existem lendas que dizem que os gatos pretos são bruxas disfarçados ou ainda que os gatos conseguem abrir os portais para o mundo dos mortos); morcegos; dentre outros.

Quando se fala em Halloween, muitas pessoas só pensam nos Estados Unidos da América, mas essa tradição cultural existe nos países anglo-saxônicos, no qual os EUA se incluem, junto com Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos, oriundo das comemorações pagãs do “Dia de Todos os Santos”, as pessoas tem o costume de sair fantasiados de monstros, bruxas e outras criatura horripilantes porque uma das lendas de origem celta falava que nesta data os portais se abririam e os mortos voltariam a vida para possuir os corpos dos vivos e os celtas acreditavam que se fantasiassem seriam confundidos com os mortos, sendo assim salvos.

Há um costume muito comum nesses países que é típica das crianças, no qual as crianças saem fantasiadas batendo de porta em porta, perguntando em inglês: “ trick or treat?”, (que traduzida ao português significa: “ gostosuras ou travessuras?” ), se as pessoas respondessem entregando  doces ou confeitos todos saiam satisfeitos, porém se as pessoas não entregassem nada as crianças faziam travessuras como: dar sustos; encher a frente da casa com papel higiênico e sprays de espuma colorida; dentre outros.

Como não é um costume tipicamente brasileiro, além das escolas de inglês que comemoram essa data, existe algumas cidades que grupos de mães se reúnem com o propósito de também ensinar outras culturas a seus filhos e combinam festa compartilhada na qual as casas das mães envolvidas são decoradas para o halloween e os filhos dessas mães vão fantasiados para essas casas envolvidas para pedir os doces e no final uma das casas a cada ano faz uma festa para diversão dos pequenos. 

Halloween da Praça Orlando Silva em 2016 (Boa Vista, Garanhuns)

No ano passado em Garanhuns, a editora-chefe do Blogativo (Amanda Maciel) juntamente com Maria do Carmo Aquino idealizaram uma comemoração para suas crianças, com o apoio da educadora Ainoan Rocha. Tendo, além do propósito claro da diversão, o objetivo maior seria a introdução de outras culturas para facilitar a absorção de futuros intercâmbios culturais educacionais e que seus filhos cresçam sem medo das figuras típicas (ícones) do Halloween, conhecido também pela tradução “Dia das Bruxas”. A articulação envolveu os demais pais de crianças que residem na vizinhança com as guloseimas e no trabalho de decoração da Praça Orlando Silva recém-reformada pela prefeitura e que nem inaugurada ainda tinha sido. A participação de todos, possibilita a diversão a baixo custo para os envolvidos. Como não faz parte do costume da região, as crianças ficaram encantadas com a decoração nunca vista por algumas delas. A diversão também foi garantida pelas brincadeiras e união entre as crianças, independente da idade. Claro que este momento foi supervisionado pelos adultos que também aproveitaram para: conversar, trocar experiências e registrar a felicidade de seus pequenos com fotografias que podem ser visualizadas neste link.

Lembrando que para utilização de local público com eventos particulares, existe uma lei que exige autorização pública, por isso antes da realização deste pequeno evento, uma das organizadoras pediu requerimento e conseguiu a autorização do usufruto no dia e hora estipulados através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico que por sua vez fez a comunicação oficial para as Secretarias Municipal de Turismo e de Agricultura.

Fotografia tirada no Instagram da loja, que pode ser vista pelo https://www.instagram.com/p/9eacz1Gm-v/?r=wa1
Para entrar no clima, a dica é fazer o lanche temático e uma dica é encomendar na VITÓRIA - DOCERIA E CAFÉ que fica localizada em Garanhuns na Praça Souto Filho, 19 e há 5 anos comercializa saborosos: bolos, tortas, sucos, salgados, doces, cafés, kits festas e tantas outras maravilhas. Essa belíssima e perfeita Torta de Halloween é obra de artes da doceria. Aproveite e faça sua encomenda, pois os preços da loja são ótimos. 

Quer ver as novidades da doceria??? Você pode visualizar ao clicar na logomarca que ficará exibida na lateral do blog como empresa parceira.

Entre na brincadeira e se divirta com seus pequeninos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário