sábado, 25 de novembro de 2017

=> Dia Mundial do Rio foi comemorado com evento de conscientização ambiental (Recife)

A ação é fruto de parceria da Secretaria de Turismo de Pernambuco, da Prefeitura do Recife, do Catamaran Tours e do Centro Escola Mangue e foi realizada por 35 crianças da comunidade de Brasília Teimosa

A cidade do Recife é conhecida mundialmente por suas pontes, mangues e rios que são seus principais cartões postais. Pensando na preservação do meio ambiente que abriga a capital pernambucana, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco - por meio da Empetur - promoveu mais uma edição do projeto Horizonte Cultural, em celebração ao Dia Mundial do Rio. Esta edição contou com a parceria do Centro Escola Mangue, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife e do Catamaran Tours. A ação aconteceu nesta sexta-feira (24), no  Catamaran Tours, no bairro de São José.

A ação foi realizada durante num cortejo pelas águas do Rio Capibaribe, com um plantio de mil mudas de mangue vermelho, preto e branco, nas margens do bairro do Cabanga. O percurso foi realizado em um barco disponibilizado pelo Catamaran Tours com apresentação do Maracatu Nação Estrela do Mar, além de alunos-atletas de Remo, todos participantes do projeto Remangue (Centro Escola Mangue), da comunidade de Brasília Teimosa. Ainda houve a participação de monitores bilíngues da Prefeitura do Recife que informaram aos participantes sobre a necessidade da preservação do Rio - principal fonte de renda de muitas famílias e abrigo de diversas espécies de animais.

“Esta edição do projeto Horizonte Cultural não poderia ter um tema mais adequado que o da celebração do Dia Mundial do Rio. As águas do Capibaribe e do Beberibe moldaram a região que serviu de berçário para o Recife e nossa cultura brotou do mangue em abundância. Promover a conscientização da preservação deste meio ambiente é um dever de todos e o setor do Turismo é diretamente afetado por ele”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

CENTRO ESCOLA MANGUE - O Centro Escola Mangue é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2003. E tem como objetivo desenvolver uma Escola Ambiental que tenha a cultura como eixo pedagógico e que valorize o saber ancestral das comunidades, conectado-o aos saberes acadêmicos, na perspectiva da promoção da sustentabilidade do meio ambiente. As ações são voltadas para crianças; adolescentes; jovens; mulheres, pescadores; marisqueiras, estudantes e professores em geral. Entre as atividades estão: Pesquisas e diagnósticos dos mangues; Educação ambiental e cultural; Moda mangue; Produção e plantio de mudas; Cinemangue; minicursos e oficinas; ações de dança e música, além de Ecoturismo de base comunitária.

CATAMARAN TOURS - Pioneira no segmento de passeios náuticos em Pernambuco, é uma empresa que se destaca no cenário turístico local por todos os avanços conquistados durante os seus anos de atuação, 20 deles em pleno coração da capital pernambucana. Foi a empresa, comandada pela família Britto, que tornou a navegação turística pelos rios que cortam o centro do Recife em um dos programas mais procurados por locais e turistas, provando, a exemplo de outras cidades brasileiras e estrangeiras, que é possível reinventar a relação entre população e os afluxos de águas. A empresa começou suas atividades com apenas um tipo de tour e atualmente conta com sete passeios fixos na programação, com horários de embarque variados. Cinco deles mantidos no Recife (Catamaran Assombrado, Ilha De Deus, Piratas do Capibaribe, Recife e seus Bairros e Recife e suas Pontes) e dois nas praias de Carneiros e Suape, duas das mais deslumbrantes praias pernambucanas. A sede da empresa conta Restaurante Catamaran com iguarias pernambucanas e cardápio assinado pelo chef Tallys Bastos, abriga ainda conta com diversos espaços internos e externos para a realização de eventos de negócios, festivos e culturais, com vista privilegiada.


-- 

Foto:HESÍODO GÓES
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA SECRETARIA DE TURISMO, ESPORTES E LAZER DE PERNAMBUCO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário