quarta-feira, 29 de novembro de 2017

=> Gestores da Rede Municipal de Ensino participam da culminância do projeto OneSight (Garanhuns)

Momento também marcou a apresentação do Programa Saúde nas Escolas

As Secretarias Municipais de Educação e Saúde realizaram nesta terça-feira (28), a culminância do Projeto One Sight, que proporcionou consultas oftalmológicas e entrega de óculos para os alunos das Redes Municipal e Estadual de Ensino, por meio da parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV). Durante momento, também foi apresentada a logística do Programa Saúde na Escola (PSE), que até o mês de abril beneficiará os educandos com ações de promoção de saúde.

Na ocasião, estiveram os representantes das instituições de ensino do município, que durante o primeiro semestre deste ano vivenciaram o processo de triagem das irregularidades na visão dos alunos, de forma que estas pudessem ser tratadas e corrigidas. Durante a oportunidade também foram distribuídos 131 óculos aos gestores, que serão entregues a partir de hoje.

Inicialmente mais de 10 mil crianças e adolescentes passaram pela triagem, e deste total, 840 alunos da Rede Municipal foram diagnosticados com algum tipo de patologia visual. “Este processo foi realizado por profissionais treinados, no intuito de refletir diretamente na qualidade de vida dos estudantes, principalmente na questão escolar”, declarou a supervisora educacional Denise Dias.

O mesmo sentimento é compartilhado entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela capacitação dos profissionais envolvidos. “Foi um trabalho árduo, mas compensatório, graças ao impacto na vida dos alunos. Muitos ainda não haviam diagnosticados a dificuldade visual e agora vão poder ter uma vida escolar tranquila”, afirmou a coordenadora de Atenção Básica Fabíola Lins.

A aluna da Escola Municipal Amélia Maria, Gisele Fidelis, de 08 anos, foi uma das crianças beneficiadas pelo projeto. “Há dois anos havíamos feito um exame de vista, que não detectou nada. Mas quando foi realizado o teste na escola ela disse não estava enxergando bem com o olho esquerdo”, afirmou Rosângela Fidelis, mãe da aluna.

Programa Saúde na Escola — A iniciativa, que também integra ambas as Secretarias, foi divulgada para os gestores da Rede Municipal, pela psicóloga Emanuella Bezerra, com a apresentação do material que já foi trabalhado em algumas escolas, no intuito que seja desenvolvido um cronograma de atividades para as demais instituições. O programa proporciona até o mês de abril do próximo ano diversas ações, que consistem em políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos. Por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Foto: Daniela Batista e Camila Queiroz — (Secom/PMG)
Texto: AQUILLES SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário