domingo, 19 de novembro de 2017

=> II Circuito de Tecnologias anima noite de Garanhuns no Senac

II Circuito de Tecnologias Senac  aconteceu em Garanhuns na noite dessa sexta-feira (17), segundo entrevista do Blogativo com a gerente da Unidade Garanhuns – Sílvia Suzarte, o evento anual faz parte de projeto maior no qual cada equipe de unidade pernambucana do circuito tem a liberdade de escolher os temas propostos para as palestras que irão sediar, de acordo com as necessidades da localidade que estão inseridos.  Surgindo da necessidade de mostrar para a população a importância da tecnologia da informação sobre os riscos do mau uso e sobre as formas de utilização da internet.

Quem conferiu o evento realizado na cidade das flores pode observar logo na entrada da instituição uma exposição do colecionador desde 2015 e ex- aluno da instituição - Edielson Alves que apresentou a história e a evolução tecnológica dos videogames, com consoles clássicos como:  Atari (modelo do ano de 1977); Dynavision (ano de 90); Super Nitendo (90) com quase 60 cartuchos de jogos originais; Mega Drive;  Nitendo 64; Playstation até chegar nos modelos com Kinetces (Nitendo I), alguns modelos ainda em caixa. Havendo a possibilidade até de jogar alguns games  no local.

Também existiu a oportunidade de desfrutar de um espaço privilegiado de entretenimento  de interação com uma árvore de Natal inteligente que simula o clássico jogo de memorização de cores Genius que integrava um projeto de eletrônica com Arduíno do IFPE Campus Garanhuns, orientado pelo professor David Alain Nascimento.

Palestrantes
As palestras proferidas na noite do evento, foram ministradas por professores convidados de outras instituições de ensino, e também por professor do próprio Senac Garanhuns, mostrando a articulação com outras entidades de reconhecimento da qualidade e profissionalismo na área que atuam.  A mesa das palestras foi mediada por Antônio Ferrão (Senac Garanhuns) professor da casa, que também ministrou sua palestra sobre “Redes Sociais: O desafio de atender a novos mercados” com foco na mídia social denominada Facebook devido o Brasil ser o terceiro país que mais utiliza essa ferramenta no mundo, atrás apenas do Estados Unidos da América e da Índia; e corroborado pelo fato de a cada 60 segundos são postados 510 mil comentários e por isso também está sendo utilizado profissionalmente por algumas pessoas. Cleiton Soares (UPE Campus Garanhuns) abordou o tema:  “Segurança em Computação em Nuvem”, abordando: os cuidados em redes e computadores, e sobre os riscos de senhas (configurações de internet; vírus; vulnerabilidade; senhas fracas).  Dr. Assuero Fonseca (UFRPE/UAG) falou sobre  e “IoT – Internet das Coisas”, mostrando exemplos da realidade de cidades inteligentes, algumas já praticadas em Pernambuco.

Imprensa presente
Dentre as pessoas que estiveram presentes na plateia, além de estudantes do ITEP do município de São Bento do Una e de estudantes da Universidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco da Unidade Acadêmica de Garanhuns;  membros da imprensa convidados – Valdir Marino (radialista e produtor cultural em Garanhuns) e Amanda Maciel (Editora-chefe do Blogativo e Diretora de Imprensa da Associação dos Blogueiros de Pernambuco que na ocasião também representava os 500 associados da AblogPE, uma vez que 90 % da informação escrita no Agreste Pernambucano é consultada através dos blogs, comprovado pelo Voto de Aplausos da ALEPE que a diretoria da ABLOGPE recebeu no dia do  Midia Day neste ano.

Para visualizar o registro fotográfico do Blogativo na ocasião, basta clicar na imagem abaixo.

Parte da Organização do Evento


Nenhum comentário:

Postar um comentário