sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

=> Hora do "desfralde": Como saber se este momento chegou? Desafios na introdução do "piniquinho"

A pequena Sophia inciando a rotina do "piniquinho"
Como saber se está na hora de "tirar a fralda" de seu filho(a)? Cada criança é diferente, pois esse processo envolve paciência, carinho e apoio psicológico à criança para não traumatizar nesse período de transição. 

Claro que nesse período haverá momentos que a criança não conseguirá fazer a tempo, e molhará: sua calcinha ou cueca; o chão; o colchão; tapetes; dentre outros.... Mas nesse momento de adaptação, cabe aos pais darem a confiança para criança, dizer que na próxima vez se sentir vontade de ir ao banheiro, deve avisar pois já está crescendo. Tudo isso com muito amor, assim como, quando a criança conseguir fazer no pinico, elogiar, dizendo que está orgulhoso(a) dele(a) que está ficando grande. 

Existem muitas pessoas que acreditam que esse momento de "desfralde" deva ocorrer por volta dos 2 anos, porém isso é muito relativo, o que é necessário para isso é que seu filho(a) saiba andar bem sozinho(a) e saber comunicar de forma a que a mãe ou pai possa perceber que ele precisa ir no banheiro.

Essa adaptação não pode ser brusca e sim gradual, pode levar dias ou meses. No caso da minha princesinha, estou aproveitando o período das férias escolares para introduzir o "piniquinho" em sua rotina pois em fevereiro voltará para a escolinha (maternal) e já estiver "desfraldada" terá mais autonomia nela mesma. Atualmente ela está com 2 anos e 8 meses, esperamos um pouco mais para fazer essa adaptação porque moramos em uma cidade de clima frio e optamos por fazer no período mais quente; uma vez que em 2017, ela teve pneumonia. Durante o dia, ela fica sem a fraldinha, mas para dormir ainda coloco a fraldinha. No caso dela, ela já avisa quando quer fazer cocô, mas o xixi nem sempre isso acontece que é natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário