sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

=> INSCRIÇÕES PARA A 16ª SEMANA DOS MUSEUS SEGUEM ATÉ O DIA 12 DE MARÇO


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. A eficácia das atividades desempenhadas pelo setor museal na realização dessa ação comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe 79% (fonte: pesquisa sobre a 14ª Semana Nacional de Museus, disponível em http://www.museus.gov.br/os-museus/economia-de-museus/).

Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 16ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 14 e 20 de maio de 2018, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus hiperconcetados: novas abordagens, novos públicos. A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação.

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico:
-> 1º Passo: realização da inscrição do museu ou outra instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana ou Primavera de Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.
->2º Passo: realização da inscrição dos eventos a serem desenvolvidos pelo museu ou outra instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.

Cronograma: 
A inscrição de museus: 17 de novembro de 2017 a 12 de março de 2018 Realização da 16ª Semana Nacional de Museus: 14 a 20 de maio de 2018.

Contato para maiores informações:
(61) 3521 4135 / 3521 4142
semana@museus.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário