terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

=> CRÔNICA: PERNAMBUCO É FREVO!

POR: Givaldo Calado de Freitas*

Ontem, meu netinho, Lucas, desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, em meio a um frenético receptivo, ao som do frevo "Cheguei Recife" e outros clássicos do carnaval pernambucano. E bonecos gigantes da imortal Olinda - Patrimônio Cultural da Humanidade. E indizíveis carnavalescos. E... Enfim, em meio a tanto barulho que, apoteótico, carnavalizava a todos que ali desembarcavam, depois de uma viagem longa... estressante. De muitas horas. Muitas! São Francisco x Los Angeles x São Paulo x Recife.

Amedrontado? Assustado? Inibido? Teria ficado o meu netinho? Não! Que nada! Esperto e sorridente. Feliz da vida.

Para surpresa de todos. Todos da família. Todos os amigos. Lucas soltou a mão de Germana, e caiu no frevo, carnavalizando sua chegada, e parecendo um verdadeiro passista.


De repente, um dos receptivos quis abordá-lo em inglês. Lucas soltou-lhe a mão, e saiu correndo em direção a vovó, Emilia, e a mãe, Germana. “O que foi, Lucas?", teria perguntado Germana, diante da estranha maneira com que ele se retirou dos foliões.

Lucas, sério, respondeu: “É que eles vieram falar comigo em inglês, e eu estou no Brasil, e, aqui, só falo português”.

Depois se virou para vovó e perguntou: “Vovó, vovô Givaldo?”.

Que lindo! Ontem, não deu, Lucas. Meu ofício me segurou. Logo mais, com certeza, estarei com você.

*Figura Pública. Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário