quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

=> Projeto IDEIA leva nova perspectiva para concluintes em 11 municípios do Estado

O Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), tem como objetivo fomentar o empreendedorismo, gerando oportunidades para os Empreendedores Autônomos, Potenciais Empresários, Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e EPP (Empresa de Pequeno Porte). As aulas são ministradas em parceria com o Senac e desenvolvem conhecimentos específicos com método de ensino prático focado na realidade do mercado e das empresas, a partir de estudos de caso e atividades práticas.

Desde janeiro, o projeto IDEIA levou conhecimento a 11 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão. As turmas contemplaram diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem. Outras cinco turmas serão iniciadas ainda este mês e em março nos municípios de Belo Jardim e Salgueiro (19/02), Toritama e Petrolina (5/03) e Lagoa Grande (8/03).

Josias Ribeiro Junior, 36 anos, é comerciante autônomo e foi um dos beneficiados pelo IDEIA. “O curso para mim não só vai abrir portas como vai dar um incentivo. Já tenho uma mini padaria e então creio que esse conhecimento vai dar uma alavancada muito boa no meu comércio. A capacitação veio na hora certa, na hora que mais estava precisando.”

A professora Maria de Fátima Bezerra da Silva, 35 anos, também enxerga novas perspectivas a partir das aulas.  “O curso veio para mim como uma porta de emprego. Estou desempregada e vim em busca de conhecimento. Vim com a bagagem quase vazia e estou saindo daqui com ela cheia na certeza de que tudo que aprendi vai ser lá na frente uma oportunidade de emprego. Futuramente quero trabalhar com kit festa.”

Além das atividades práticas, os participantes são beneficiados com uma palestra sobre Empreendedorismo, Lei Geral do MEI, Atendimento ao Cliente e Educação Financeira, ministrada por um dos técnicos da Sempetq. O evento acontece durante a entrega dos certificados aos concluintes.

Outra professora de formação também virou aluna durante o IDEIA. Maria do Socorro Santo e Silva, 55 anos, aprendeu sobre as técnicas de gestão. “Aprendi sobre plano de ação que era uma coisa que não sabia e isso foi muito válido para o meu conhecimento e para o meu futuro. Penso em melhorar a lanchonete que já tenho usando as dicas e conhecimento que adquiri nas aulas.” 

Outro ponto positivo que muitos alunos do IDEIA relatam é a experiência de conviver com os colegas, fazer novas amizades e ampliar o networking. É o caso do eletricista Carlos Antônio de Santos, 37 anos, que deseja se associar aos colegas. “O curso foi além das minhas expectativas. Com o incentivo dos outros alunos e a dedicação da professora, tive um aprendizado enorme. O meu plano agora é colocar em prática o que aprendi. A questão dos doces e salgados ampliou a minha ideia de empreender. Quero trabalhar em cooperativa com os colegas do curso para que todos cresçam juntos.”


Cursos a iniciar:
Salgueiro – Make & Hair para Eventos e Festas
Belo Jardim - Design de Mechas
Toritama – Vitrinismo
Petrolina - Montagem de Arranjos Florais
Lagoa Grande - Preparo de Doces e Licores


FONTE: Comunicação SEMPETQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário