terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

=> Secretaria de Saúde realiza I Seminário de Prevenção ao Suicídio (Garanhuns)

Evento ocorre no dia 21 deste mês, no auditório do Sesc - Serviço Social do Comércio

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza, no dia 21 de fevereiro, o I Seminário de Prevenção ao Suicídio. O momento acontece no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Garanhuns, a partir das 8h. O intuito da ação é promover uma valorização da vida, debatendo o tema entre profissionais da pasta.

A discussão vem em um momento que o município registra índices preocupantes de casos de suicídio, e tem como público-alvo os profissionais das mais diversas áreas que compõem a Rede Municipal de Saúde, além dos servidores das demais pastas do Governo Municipal e os  Conselhos Municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, instituições religiosas e de ensino.

Com o slogan “Juntos contra o suicídio e a favor da vida”, a ação convoca para o debate sobre o tema, iniciando com uma palestra com o psiquiatra e professor da Universidade de Pernambuco (UPE Campus Garanhuns) Franco Junqueira, às 09h. Logo em seguida, às 10h, acontecerá uma palestra com o professor e doutor em Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP), João Luís da Silva.

Após uma pausa para almoço, as atividades serão retomadas às 13h30min com o padre José Emerson. Ainda será realizada uma oficina destinada aos profissionais, com o médico Ulisses Pereira, sobre a importância do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que permite um diagnóstico dinâmico da ocorrência de doenças e agravos na população.

Após o seminário, a Secretaria de Saúde seguirá montando um cronograma para estabelecer políticas públicas para o combate ao suicídio, em parceria com os diversos órgãos do município. “A proposta do seminário é unir as mais diversas instituições de Garanhuns para que possamos evitar a incidências de novos casos, deixando o tabu da discussão de lado, e contando com uma programação extensa, integrada por especialistas na área de Saúde Mental”, declarou a titular da pasta, Nilva Mendes.

Como buscar ajuda — O município de Garanhuns dispõe de profissionais capacitados à orientação nos dois Centros de Atenção Psicossocial, além das equipes das Unidades Básicas de Saúde, que contam com psicólogos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.


Imagem: Divulgação
Texto: Aquiles Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário