domingo, 11 de fevereiro de 2018

=> Turma da Mônica homenageia uma das cientistas mais importantes da história no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Para marcar data criada pela ONU, projeto Donas da Rua conta com a presença da nova personagem Milena para interpretar Katherine Johnson

A Mauricio de Sousa Produções acredita que toda menina tem potencial para ser o que quiser e, para reforçar essa crença, o projeto Donas da Rua terá uma ação especial no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi criada pela ONU para fortalecer a igualdade de gênero, por meio da diminuição de estereótipos em relação às meninas e mulheres e para ampliação do acesso e possibilidades delas também neste campo.

Segundo a ONU, a probabilidade de uma mulher se formar em cursos relacionados a área científica é de 18% na graduação, 8% no mestrado e 2% no doutorado, contra 37%, 18% e 6% no caso dos homens. Os dados são referentes a 14 países.

No dia 11 de fevereiro (hoje), Milena, personagem recém-chegada à Turminha, terá a honra de homenagear Katherine Coleman Goble Johnson, matemática e cientista espacial norte-americana, que deu contribuições fundamentais para a aeronáutica e exploração espacial dos Estados Unidos.

Katherine foi retratada recentemente no filme “Estrelas Além do Tempo”. Ao longo de sua carreira, seus cálculos possibilitaram ao astronauta John Glenn se tornar o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. Ela também contribuiu com o cálculo da trajetória do voo do Apolo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez, em 1969.

Desde o lançamento do Donas da Rua, projeto para empoderamento de meninas e pela igualdade de gênero, a Mauricio de Sousa Produções busca homenagear mulheres que contribuíram com o mundo de forma positiva nas mais diferentes áreas: literatura, esportes, artes, entre outros.

Nas ciências, Magali homenageou a precursora da programação de computadores, Ada Lovelace, e Cascuda interpretou a ganhadora do Prêmio Nobel de Física e de Química, Marie Curie. No dia 5 de fevereiro, essas homenagens compuseram o evento da ONU Mulheres, UNESCO e Serasa Experian.

“Por um Planeta 50-50 em 2030: Mais Mulheres e Meninas na Ciência & Tecnologia", que teve o objetivo de promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero nessas áreas.

“Ao retratar mulheres cientistas, queremos mostrar que matemática, física, química e biologia são assuntos de menina, sim. Acreditamos que os exemplos são o melhor caminho para mostrar que elas têm capacidade de se preparar para atuar nessas áreas e contribuir para aumentar a presença feminina nesse campo no futuro. Nós, meninas, podemos ser o que quisermos”, diz Mônica Sousa, Diretora Executiva da Mauricio de Sousa Produções e porta-voz do projeto Donas da Rua.


Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 50 anos de atuação, e responsável pela criação de Turma da Mônica, que possui o reconhecimento de mais de 90% dos brasileiros. Na área editorial, a empresa detém um dos maiores estúdios do setor no mundo e já assinou mais de 450 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais de um bilhão de revistas, e que são importantes para cerca de 80% dos brasileiros pelo incentivo à leitura e pela alfabetização informal das crianças. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.


FONTE: Adrieli Garzim - Máquina Cohn & Wolfe 

Nenhum comentário:

Postar um comentário