sexta-feira, 2 de março de 2018

=> CRÔNICA: A MAGIA DO NATAL DE GARANHUNS

POR: Givaldo Calado de Freitas*


Um amigo, hoje pela manhã, se saiu com essa: “Que história é essa, Givaldo, de ‘A Magia do Natal de Garanhuns’?”. 

Estava sentado, mas quase caí da cadeira. Disfarcei, no entanto, e fiz de conta que não tivesse ouvido. “Como?”, perguntei. A alma parte para repetir o que me dissera: “Que história é essa, Givaldo, de ‘A Magia do Natal de Garanhuns’?”. E insistiu: “Magia? Por que magia?”. 

“Mas me diga: você é contra magia? Porque, para mim, magia é encanto; magia é fascinação; magia é magnetismo, magia é... Positivamente, para mim, são essas as reais sensações a que me remete a palavra magia. Agora, se a palavra ‘magia’ remete o amigo à outras sensações, aí, amigo, estou fora, longe, distante... Magia negra, magia branca, magia imitativa, magia”... 

Ora, por que o nosso Natal não pode receber esse cognome? A nossa cidade já o recebe - “Cidade Mágica de Garanhuns”. E tantos e tantos outros cognomes.  Que quiseram e querem subtrair-lhe... Mas que não conseguiram. Não conseguem. Nem haverão de conseguir. Pela fortaleza do nome da cidade. E pelo charme que ela encerra. E todos esses cognomes honram a nossa cidade. A sua gente. E é azo de muito orgulho de seus filhos. 


Muito bonito, portanto, será o nosso Natal. Que vem do tamanho de que precisávamos. E com um cognome inspirador: “A Magia do Natal de Garanhuns” - de 10. 11 a 31.12.17 - 52 dias de intensa magia, e com uma agenda digna de Garanhuns. Agenda para sua gente. Agenda para aqueles milhares que haverão de aportar na nossa cidade. E propagarem, depois, do que aqui viram - a beleza e o encanto do nosso Natal. 

Ontem à noite, ocorreu o lançamento de seu "Conceito". Teatro Luiz Souto Dourado, lotado, revivendo os grandes dias da centenária Estação, hoje, Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. 

Garanhuns se encantou. Fascinou-se. Magnetizou-se. Agora, através de sua gente, vai encantar. Fascinar e magnetizar seus milhares de visitantes. Que tomarão as suas ruas e avenidas, para daqui saírem, dizendo que não somos apenas a cidade do melhor clima do Brasil. Mas que também somos a cidade que melhor se prepara para saudar a chegada do menino Jesus. 

Entendeu, agora, amigo? É disso de que precisamos em Garanhuns. Amor por esse torrão. E o amor não se constrói com o mal. Com ilações menores... Que só apedrejam nossos corações, produzindo cizânias entre os homens. O amor se constrói com o bem. Com altivezes maiores... Que só afagam nossos corações, produzindo compreensão entre os homens. 

É disso, amigo, de que precisamos em nossa cidade pelo menos durante o curso das entressafras políticas. 



Crônica redigida em 23.09.2017


*Figura pública. Empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário