terça-feira, 6 de março de 2018

=> LUTO NA CIÊNCIA MUNDIAL: Jorge Wagensberg deixará saudades

Imagem: Divulgação
O Diretor Científico do Museu  CosmoCaixa em Barcelona e expert em museologia total, Jorge Wagensberg faleceu no último sábado (3 de março) aos 69 anos, deixando toda a comunidade científica mundial em luto.

Arquivo Pessoal: Amanda Maciel entre o eterno Jorge Wagensberg e Antônio Carlos Pavão (Diretor do Espaço Ciência)
Ele esteve no Brasil em agosto de 2016 para ministrar o curso de Museologia Total no Espaço Ciência (maior museu interativo de ciência ao ar livre da América Latina, localizado em Olinda - Pernambuco), no evento no qual a editora-chefe do Blogativo teve a honra de compor a equipe organizadora do evento.

Em seu vasto currículo, deixou muitas contribuições na divulgação científica. Foi  doutor em física e professor de teoria dos processos irreversíveis  na Universidade de Barcelona.  Além das ideias, que lhe renderam, dentre outros, o Prêmio Nacional de Cultura Científica em pensamento em Catalunha. Diretor da coleção Metatemas desde a sua criação em 1983. Após liderar por quinze anos o CosmoCaixa,    referente de museu de ciência em todo o mundo, foi também Diretor científico da Fundação "la Caixa".  Autor de vinte livros, incluindo "Se a natureza é a resposta, qual foi a pergunta ? Ou mais arvores que galhos" que teve grande sucesso entre crítica e leitores, e de vários trabalhos de pesquisa sobre termodinâmica, matemática , biofísica , microbiologia, paleontologia , entomologia, museologia científica e filosofia da ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário